Cerveja de maconha
Aquela história de dar algumas tragadas e passar o baseado está prestes a ser esquecida. Produtores de maconha Canadenses apostam que cada vez mais pessoas vão preferir apreciar a planta como bebida.
Grandes players deste mercado já planejam criar centros de testes e fabricação de produtos para explorar a Cannabis em vários tipos de bebidas, como chás, sucos, bebidas esportivas e até mesmo na cerveja, como foi informado pela Green Organic Dutchman Holdings, em um comunicado emitido na última quinta-feira. Vale lembrar que produtores de maconha já visam o mercado de bebidas há muito tempo, e esta foi apenas a iniciativa mais recente.
Entretanto, a lei que pretende legalizar a maconha, apesar de aprovada, ainda não está em vigor, e deve passar a valer a partir de Setembro. A medida visa legalizar algumas formas de uso recreativo, inclusive a erva preparada para fumar. Grandes empresas já disputam uma posição neste mercado, prevendo o grande potencial de lucratividade.
Apesar do cenário animador para empresas que desejam explorar a cannabis em solo Canadense, produtos comestíveis, como balas, bebidas, sorvete e itens assados, continuarão sendo ilegais por pelo menos mais um ano.
Houve uma "explosão do interesse" neles, e seis de cada dez consumidores provavelmente vão optar por consumir produtos comestíveis, segundo um relatório publicado pela Deloitte na terça-feira (5).
"Muitos consumidores estão acostumados a consumir entorpecentes na forma de bebidas porque elas são socialmente mais aceitáveis que os cigarros ou vaporizadores", segundo Jason Zandberg, analista da PI Financial em Vancouver, por e-mail à Bloomberg. "Acho que as bebidas com cannabis serão uma categoria forte no Canadá quando os produtos comestíveis estiverem legalizados."
Grandes fabricantes de bebidas alcoólicas já se sentem ameaçadas
Grandes fabricantes de bebidas alcoólicas já perceberam a grande euforia do mercado com a novidade, e estão atentas à possível ameaça, segundo Charles Taerk, CEO da FairCourt Asset Management em Toronto, durante um Webinar sobre Cannabis que foi ao ar na terça-feira.
Combinando os mercados recreativo e medicinal da Cannabis, suas cifras podem girar na casa de 10 bilhões de dólares Canadenses (cerca de US$7,7 bilhões) nos prazo entre cinco e sete anos. Alguns estudos sugerem que bebidas à base de Cannabis vão superar refrigerantes tradicionais em volume de vendas até 2030, segundo Taerk.
A Green Organic fez sua aposta, mesmo em meio a especulação de que a produtora com sede em Ontário pode ser alvo de aquisição, já que seu centro pesquisas abre caminho para que outras fabricantes de bebidas em grande escala invistam no mercado da maconha diretamente ou através de joint venture (empreendimento conjunto), afirmou.
Uma produtora com sede em Winnipeg, chamada de Delta 9 Cannabis, planeja apresentar nesta semana sua Legal Lager, uma cerveja à base de centeio e sementes de canhamo, que foi criada através de uma parceria com a fabricante de cervejas artesanais, Fort Garry Brewing Co.
A cerveja não contém nenhuma das substâncias psicoativas da Cannabis. O único papel do cânhamo no processo é dar um toque de frutos secos a cerveja, e o plano da empresa é criar uma cerveja sem álcool que contenha Cannabis assim que a regulamentação permitir, segundo o CEO da Delta, John Arbuthnot.
"Estamos muito otimistas com o segmento de bebidas", disse Arbuthnot, em entrevista por telefone. "Nós sentamos e tentamos imaginar onde a cannabis se encaixaria em nossas vidas e como poderíamos garantir sua presença em um jantar familiar, e não parecia ser em um baseado ou em um vaporizador, nem sequer em um brownie."
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Publicado em: 04/04/2019
Última atualização: 07/08/2025
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