6 dicas para melhorar nas negociações

Saber negociar é uma habilidade muito importante na vida profissional, independente de sua área. Algumas pessoas nascem com um talento nato para negociar, no entanto algumas outras enfrentam grandes dificuldades, seja em ouvir ou expor sua perspectiva (pontos-chave em qualquer negociação). Não tenha dúvida de que essa é uma habilidade básica, não só no mundo dos negócios, mas também na vida pessoal.
Se você tem alguma dúvida relacionada a esse assunto, antes de esclarecer suas dúvidas é importante dizer que o ato de negociar não está necessariamente ligado à conflitos. Algumas pessoas encaram uma negociação como competição, mas na verdade negociar está mais relacionado à comunicação. Trabalhar em conjunto e ouvir o potencial cliente é o que de fato vai te trazer bons resultados à longo prazo.
Para te ajudar a fechar bons negócios, separamos 6 dicas importantes para se tornar mais eficiente nas negociações. Confira:
Prepare-se com antecedência
Antes de qualquer outra coisa, você precisa se preparar. Como tudo na vida, em um processo de negociação é de extrema importância ser estratégico. Pesquise sobre os assuntos que deseja abordar — e, mais especificamente, sobre aqueles com quem você vai negociar. Quanto mais informações você tiver, mais precisas vão ser suas estratégias e propostas. Com isso você já ganha mais pontos as outras partes envolvidas.
Ouça mais e fale menos
A melhor forma de contornar eventuais objeções que podem surgir durante a negociação é ouvir o que todos os envolvidos tem a dizer. Às vezes estamos tão ansiosos para falar que acabamos nos esquecendo de ouvir o que as outras partes envolvidas têm a nos dizer. No entanto, se você deseja obter os melhores resultados, ouça mais e fale menos.
Seja objetivo e firme
Quanto mais objetivo for o negociante e mais firme ele se mostrar, maiores são as chances de sucesso. No entanto, tome muito cuidado e não confunda firmeza com agressividade. Uma pessoa firme defende seus interesses, mas sempre respeita os interesses dos outros. Quem é agressivo se importa apenas com seus próprios interesses, e se você for egoísta e não se preocupar de fato com os interesses das outras partes envolvidas, as chances de sucesso reduzem drasticamente.
Sempre tenha um plano B
Quando se está dependente de certos fatores, nossas habilidades de dizer "não" ficam comprometidas. Mas você precisa ter em mente que às vezes é melhor ir embora sem fechar qualquer acordo se as condições não forem satisfatórias. Quando não temos a opção de abandonar a negociação, estamos expostos à necessidade de cedermos às demandas do outro lado. Daí a importância de termos sempre um plano “B”.
Confie em si mesmo
Você pode observar, as pessoas que fecham os melhores negócios, são aquelas que que jamais demonstram ansiedade, raiva ou cansaço. Mantenha-se sempre calmo e confiante, não se deixe levar pelas emoções, para não abalar seu pensamento lógico. Quando demonstramos nervosismo, passamos aos outros a impressão de que somos inseguros — e nessa hora perdemos muito força na negociação.
Negociar não é competir
Negociar não é um jogo a ser vencido ou perdido. A negociação ideal é aquela na qual ambos os lados acabam sentindo que receberam algo de valor. Não pense em uma negociação como se esta fosse sinônimo de competição. Esforce-se por enxergá-la como um esforço coletivo para se trazer satisfação àqueles que participam.
Publicado em: 04/04/2019
Última atualização: 07/08/2025
0 comentários