Como harmonizar uma cerveja artesanal
Assim como o vinho, a cerveja artesanal pode ser combinada com a gastronomia.
Cada vez mais, os consumidores estão degustando inúmeros rótulos e descobrindo o universo da harmonização. Com a mistura de água, lúpulos, malte, ingredientes e temperos - você pode realça o sabor da bebida e cria novas experiências para o paladar.
Veja algumas dicas de como harmonizar uma cerveja artesanal:
Pilsen
Mais claras e leves, elas combinam com comidas de boteco: pastéis, salgadinhos fritos, croquetes e que não tenham um sabor marcante. Nozes, castanhas, amendoins e frutas secas, são ideais para consumir com a famosa cerveja do verão. Na beira da praia com saladas e frutos do mar também é uma ótima pedida.
Vienna Lager
Considerada a Pilsen dos alemães, esse rótulo apresenta equilíbrio entre o lúpulo e o malte. Seu teor alcoólico fica em torno de 5%, sendo mais leve que a Weiss e não tão leve quanto a Pilsen. Harmonizam com carnes grelhadas, hambúrgueres, frangos e salsichas alemãs.
Weiss
Produzida do trigo, essa cerveja combina com uma infinidade gastronômica. Ideal para ser degustada com peixes, queijos brancos, saladas caprese ou molho caesar. Também fica ótima com comidas mais apimentadas e sabor acentuado: tacos, chilli e nachos por ex.
Stout ou Porter
Caracterizadas por suas notas de chocolate e café, as cervejas escuras são de origem inglesa. Combinam bem com mousse, petit gateau, bolos e sobremesas. Devido ao seu sabor tostado, você pode degustar com carnes defumadas, churrascos, queijos gouda, gorgonzola, presuntos e salames.
India Pale Ale
A famosa IPA é o grande sucesso dos bares e choperias brasileiros. Combinam muito bem uma gastronomia com maior teor de gordura: costelinhas, carnes assadas, picanha e hambúrgueres gourmet. Também ficam ótimas com pizzas, risotos, carnes brancas com molhos mais fortes.
Publicado em: 23/09/2019
Última atualização: 07/08/2025
0 comentários