Dicas para harmonizar Vinhos Tintos

vinho tinto

Transformando seu almoço ou jantar, a harmonização de vinhos tintos pode deixar qualquer refeição ainda mais prazerosa.

Complementando um ao outro, a mistura dos aromas, texturas e sabores despertam nossas sensações olfativas e gustativas. Hoje vamos falar um pouco sobre a harmonização de vinhos tintos:

Com a cor mais escura, os vinhos tintos variam do vermelho escuro, quase preto, até o vermelho claro - utilizando diversas uvas como: Cabernet Sauvignon, Carménère, Malbec, 

Merlot, Pinot Noir, Sangiovese, Syrah (Shiraz), Tannat, Tempranillo, Touriga Nacional.


O tanino é uma substância natural importante para a longevidade do vinho. Porém, contribui diretamente na sua elevação alcoólica, níveis de acidez e estrutura final da bebida. O resultado tem relação direta com a harmonização de certos pratos. Existem 3 subdivisões de vinhos tintos:



Encorpado
- níveis elevados de tanino e álcool: Malbec, Syrah, Tempranillo e Cabernet Sauvignon. 

Corpo médio - acidez moderada, menor carga tânica: Carmenere, Merlot, Cabernet Franc.

Corpo leve - mais ácidos, com menos tanino e menos teor alcoólico: Pinotage, Gramay, Grenache, Pinot Noir.


Quais os alimentos que harmonizam com vinho tinto? 


Malbec, Syrah, Tempranillo e Cabernet Sauvignon harmonizam com queijos duros, embutidos, carnes vermelhas com bastante gordura e vegetais cozidos com mais temperos.

Carmenere, Merlot e Cabernet Franc ficam ótimos com embutidos, cogumelos, carnes vermelhas magras e queijos como provolone, emmental e gruyère.

Pinotage, Gramay, Grenache, Pinot Noir por serem mais leves, caem bem com queijos brancos moles como
Coulommiers, Brie e Camembert. Também é ideal para consumir com pães e cogumelos. 


Devido ao tanino mais presente nos vinhos tintos, a mistura com peixes e frutos do mar apresenta um sabor metálico e amargo. Para esta combinação, o ideal é apostar nos vinhos brancos ou tintos mais leves. Que tal aproveitar o inverno para descobrir suas próprias combinações e preferências?

Publicado em: 08/06/2020

Última atualização: 07/08/2025

2 comentários

Veja todos os comentários
Mariana escreveu em 10/06/2020 Responder
Feliz em voltar a ser assinante depois de um longo tempo ausente (filhos, marido, etc) e encontrar o Bella ainda melhor, com Niège de volta e essa coluna maravilhosa sobre vinhos!!
Ricardão escreveu em 09/01/2025 Responder
O inverno é a época de reduzir o consumo das cervejas leves e refrescantes e aumentar o consumo de vinhos. Conhecer sobre um assunto, como este, por exemplo, é sair da média, da mediocridade. Porém, é uma faca de dois gumes. Os prazeres de uma boa harmonização se tornam muito melhores e o desprazer de um vinho ruim, de uma falta de harmonização, se torna mais evidente também. Sair da caverna é para poucos, e arriscar-se a conhecer os dois gumes da faca é para corajosos, parabéns pela matéria, que pode ser o primeiro passo para que muitos comecem a mergulhar no maravilhoso mundo dos vinhos.
Deixe seu comentário
Enviar

Sobre o Bella

O Bella da Semana é um portal que deixa você mais próximo do mundo das modelos através de fotografias e vídeos exclusivos, de alta qualidade e bom gosto. Você também encontra colunas sobre temas como saúde, esportes, moda, relacionamentos e erotismo.

Politica de Privacidade
Politica de Cancelamento

© 2001 - 2025. Bella Entretenimento Ltda CNPJ 04.410.756/0001-60. Todos os direitos reservados.

O Bella da Semana declara que todas as modelos do site tinham mais de 18 anos de idade no dia em que foram fotografadas. Ao entrar neste site, você jura que é maior de idade em sua área para visualizar material adulto e que deseja visualizá-lo.