Aston Martin revela safety-car para F1
Após 61 anos longe da Fórmula 1, a Aston Martin é a mais nova responsável pelo safety-car da temporada 2021.
Apresentando uma belíssima pintura verde da equipe, a Aston Martin ampliou os horizontes para fornecer o safety-car (modelo Aston Martin Vantage) e carro médico (Aston Martin DBX) da Fórmula 1 que vão entrar na pista em 12 das 23 corridas do calendário.
Aston Martin Vantage
O carro-madrinha da F1 recebeu algumas modificações, garantindo a expertise do Vantage GT4. Primeiro no motor V8 4.0 biturbo que foi de 510 cv para 535 cv de potência, transmissão ligeira na troca de marchas e os 68,9 kgfm de torque se mantiveram os mesmos.
A novidade também conta com kit aerodinâmico. Na frente o novo apêndice gera 55,6 kg de downforce a 200 km/h. Os amortecedores, direção e suspensão também foram modificados, assim como a rigidez estrutural foi aumentada. Os freios de carbono-cerâmica são iguais ao do modelo convencional, mas com um duto a mais para a refrigeração.
Na parte interna, os assentos foram substituídos por bancos de corrida e cintos de segurança com seis pontos. Inclui painel com televisão ao vivo, informações personalizáveis como tempo, posicionamento das pistas e informações sobre os carros de corrida.
Aston Martin DBX

Apresentado no final de 2019, o utilitário esportivo segue com 550 cv e V8 4.0 turbo acelerando de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, alcançando velocidade máxima de 290 km/h. Equipado com desfibrilador, mala com itens médicos, kit queimadura e extintores de incêndio.

Os bancos de trás são individuais e esportivos com o assento central removido, a capacidade é de apenas quatro pessoas: o Dr. Ian Roberts, Coordenador de Resposta Médica da Fórmula 1, o piloto sul-africano Alan van der Merwe, um médico local do GP onde a corrida acontece. Um dos lugares ficará vago, para necessidade de transporte de pilotos em caso de emergências e acidentes.
Publicado em: 09/03/2021
Última atualização: 07/08/2025
0 comentários