Principais métodos de preparo do café

Para preparar um bom café, é preciso escolher o método mais adequado às suas necessidades. As diferentes formas apresentam resultados bem diferentes, que variam de acordo com a sua rotina e paladar. Mas verdade seja dita: no filtro de papel, cafeteira italiana, prensa francesa, coador de pano ou aeropress um cafezinho sempre vai bem.
Conheça os principais métodos de preparo do café a seguir:
Filtro de Papel

Cafeteira Italiana

Ideal para quem gosta de um café encorpado e com pouca acidez. Para preparar, basta colocar água na parte de baixo da cafeteira e café na parte de cima, onde está furado. Rosqueie a parte de cima e leve ao fogo. A água irá ferver e passar pelo pó, desta forma a bebida sobe armazenando na parte superior.
Aeropress
O café preparado na Aeropress resulta em uma bebida forte, menos ácida e amarga. Inventada no começo dos anos 2000 por Alan Adler, um engenheiro norte-americano. A cafeteira é como uma seringa que segura o pó e a água em uma infusão, o filtro é um suporte com furos onde são colocados discos de papel.
Prensa FrancesaComo o próprio nome sugere, a Prensa Francesa surgiu na França e foi registrada em 1929 pelo designer Attilio Calimani. Para preparar, você coloca o pó (de moagem grossa) no fundo e despeja água quente, deixando a mistura descansar por alguns minutos, depois empurra para baixo, desta forma o cafezinho será filtrado. Apresenta o resultado de um café com leve acidez cítrica e encorpado.
Coador de Pano
Um dos métodos mais tradicionais, ele é sem dúvidas o mais simples. Para preparar o café coado perfeito, jogue água quente em toda a lateral do coador e descarte, coloque o pó despeje a água lentamente em movimentos circulares. Lembre-se: a água não pode estar fervendo.
Publicado em: 06/04/2021
Última atualização: 07/08/2025
3 comentários

