Neutron: o foguete da Rocket Lab

Uma das empresas mais promissoras de transporte aeroespacial, a Rocket Lab divulgou seu novo foguete.
Divulgado na última sexta-feira (03), a Rocket Lab apresentou sua próxima geração de foguetes para transporte de satélites até a órbita da Terra. Batizado de Neutron, a novidade será feita de uma liga composta pela própria empresa, abandonando o aço “na maior parte” do foguete.

“Esse não é um foguete convencional”, disse Peter Beck, CEO da Rocket Lab. “O Neutron é o que um foguete deverá ser construído em 2050. Mas nós o estamos construindo hoje”, ele continuou durante transmissão ao vivo pelo YouTube, antes de confirmar que a estreia do novo veículo se dará em 2024.
Fundada em 2006 por Peter Beck e Mark Rocket, a proposta da Rocket Lab era trabalhar no mercado de lançadores pequenos. Em 2009 lançaram seu primeiro foguete, o Ātea, um foguete suborbital de 6 metros de comprimento. Através de investidores, a empresa conseguiu US$100 milhões para desenvolver seu primeiro foguete, o Electron.Com estrutura de fibra de carbono, motores impressos em 3D e bombas elétricas para fornecer combustível e oxidante, o Electron é capaz de lançar cargas de 300 kg na órbita terrestre baixa.
Segundo a Rocket Lab, o novo foguete Neutron terá cerca de 40 metros de altura. Contará com sete motores Archimedes, que estão sendo desenvolvidos pela empresa há alguns meses. Beck, fundador da empresa, afirmou que o foguete poderá levar até 15 toneladas para a órbita da Terra.De acordo com o CEO, o Neutron será a escolha ideal para lançar satélites de médio porte que farão parte de mega constelações. "Nós queremos garantir que não tivemos todo esse trabalho para fazer um veículo de lançamento que não fosse certificado para humanos viajarem”, disse Beck em entrevista ao The Verge.
Avaliada em US$6.6 bilhões, a Rocket Lab tornou-se a empresa mais bem-sucedida depois da SpaceX. Alguns protótipos do novo foguete já estão sendo desenvolvidos e os primeiros testes devem acontecer no começo de 2022.
Publicado em: 07/12/2021
Última atualização: 07/08/2025
0 comentários