Kombi elétrica: novo lançamento da VW
Finalmente a nova Kombi Elétrica foi revelada e em breve será lançada também no Brasil.
Depois de muita expectativa, a Volkswagen anunciou sua última versão do protótipo ID Buzz que dará origem à Kombi elétrica. Exatamente 50 anos após a marca alemã ter apresentado a primeira versão elétrica da van, que foi desenvolvida baseada no modelo antigo. O modelo atual é completamente diferente, com um projeto feito do 0, totalmente pensado na eletrificação (o que não ocorreu nos anos 70).
Serão duas versões totalmente elétricas com aplicações diferentes: ID Buzz e ID. Buzz Cargo. ID Buzz será um Minibus para 5 pessoas, com amplo espaço de bagagem, já o ID. Buzz terá 6 e 7 lugares e aposta no segmento B2B (empresa para empresa).Com 4,71 metros de comprimento, esse será o maior modelo baseado na plataforma modular MEB, que também sustenta os modelos ID.3, ID.4, ID.5 e ID.6. A nova Kombi elétrica possui 1,937 metros de altura e 2.988 de distância entre-eixos..
Além de ser um veículo com zero emissão de carbono, os modelos europeus serão equipados com bateria de 77 kWh, fornecendo corrente para um motor elétrico de 150 kW (204 cv), com tração traseira (como a Kombi original). Segundo a Volkswagen, a bateria pode ser carregada de 5 a 80% em 30 minutos.
Durante a apresentação, os executivos da Volkswagen disseram que o ID. Buzz traz o "feeling dos anos 60, de liberdade e amor livre”. Os Estados Unidos – especialmente a Califórnia – são um grande alvo comercial da Kombi elétrica.
"O ID. Buzz tem uma grande dose de charme e traz a afinidade com as pessoas de volta à estrada", diz Jozef Kaba, Head de Design da Volkswagen. O time de design criou uma conexão direta com o veículo clássico original: "Na Kombi T1 (primeira geração), você fica sentado praticamente em cima do eixo dianteiro, pois não há um balanço dianteiro. O ID. Buzz tem balanços incrivelmente curtos, garantindo tudo o que é importante para a segurança e tecnologia.".
As Kombis VW ID. Buzz e ID. Buzz contam com alto percentual de materiais reciclados, como a reutilização de garrafas pet ao invés de couro. O painel com visual futurista e minimalista, conta com sistema multimídia de 10 polegadas, ao lado de uma de 12 polegadas opcional. Também possui seletor de marcas em forma de alavanca na coluna da direção. Serão 11 cores externas disponíveis e 4 pinturas bicolores.
O lançamento está previsto para julho no mercado europeu e em 2023 nos Estados Unidos. Ao que tudo indica, as duas versões da Kombi elétrica também devem vir ao Brasil.
Publicado em: 15/03/2022
Última atualização: 07/08/2025
3 comentários
