Carro solar roda até 7 meses sem recarga
Disponível na Europa ainda neste ano, Lightyear Zero lança o primeiro carro elétrico com energia solar que pode percorrer até 110 km/h sem recarregar.
Após seis anos de desenvolvimento, o primeiro carro movido a energia solar promete revolucionar o mercado. Com painéis solares no teto, o cupê quatro portas da startup holandesa Lightyear pode circular até 30 km por dia e ficar sete meses recarga.
Durante um evento online, o modelo de produção foi apresentado e rebatizado de “One” para “0”. O Lightyear 0 será lançado no valor de US$263 mil, equivalente a um preço de conversão direta de R $1,3 milhão de reais (mesmo preço do Porsche Taycan elétrico).
De acordo com o teste europeu WLP, o Lightyear 0 superou a autonomia do Tesla Model 3. Conseguiu cravar 625 km de autonomia, mesmo com uma bateria de 60 kWh, menor que a do Tesla, que tem 82 kWh de capacidade.
Esse alcance maior deve-se aos seus 5 metros quadrados de painéis solares que entregam 70 km extras em dias ensolarados. Segundo a startup, mesmo com a velocidade média de 110 km/h o cupê pode percorrer 560 km sem recarregar.
São quatro motores elétricos, um em cada roda, 174 cv de potência total e 175,4 kgfm de torque máximo, porém seu desempenho é limitado e não impressiona, levando 10 segundos para sair da imobilidade e chegar a 100 km/h.
Apresentando uma carroceria leve e resistente, o Lightyear 0 conta com partes feitas em materiais ecológicos e fibra de carbono. Já no interior, quase todas as superfícies são feitas com materiais veganos ou de origem natural. Em sua cabine, couro sintético, microfibra e garrafas recicladas foram utilizadas no painel, volante e bancos.
Sua produção acontecerá ainda neste ano e será limitada a somente 946 unidades. Para garantir, basta acessar o site da empresa e configurar o exemplar. Será que fará sucesso?
Publicado em: 21/06/2022
Última atualização: 01/10/2025
1 comentários