A volta das viagens supersônicas
Apostando em mais rapidez e sustentabilidade, a American Airlines compra 20 aviões supersônicos do modelo Overture.
Considerada a maior companhia aérea do mundo, a American Airlines e a Boom Supersonic anunciaram na última terça-feira (16) o acordo para comprar até 20 aeronaves Overture - com a opção de adicionar mais 40. Projetado para transportar de 65 a 80 passageiros a Mach 1,7 (2.100 km/h), o dobro da velocidade das aeronaves comerciais mais rápidas de hoje.
A ideia é que as viagens emitam menos gases poluentes e sejam mais econômicas que o seu precursor, o Concorde (primeiro avião supersônico para fins comerciais). A Boom deve atender aos requisitos de operação presentes nos termos do contrato como, por exemplo, desempenho e segurança padrão do setor.
"Olhando para o futuro, as viagens supersônicas serão uma parte importante de nossa capacidade de atender nossos clientes", disse Derek Kerr, diretor financeiro da American. "Estamos empolgados com a forma como a Boom moldará o futuro das viagens tanto para nossa empresa quanto para nossos clientes." Com um alcance de 4.250 milhas náuticas (7.870), o fabricante garante que o modelo poderá voar mais de 600 rotas ao redor do mundo em menos da metade do tempo. Voar de Miami a Londres em pouco menos de cinco horas e de Los Angeles a Honolulu em três horas estão entre as muitas possibilidades.
“Estamos orgulhosos de compartilhar nossa visão de um mundo mais conectado e sustentável com a American Airlines”, disse Blake Scholl, fundador e CEO da Boom. “Acreditamos que a Overture pode ajudar a American a aprofundar sua vantagem competitiva em rede, fidelidade e preferência geral de companhias aéreas por meio dos benefícios de mudança de paradigma de reduzir os tempos de viagem pela metade.”
Telas de entretenimento nos assentos, tecnologia sem contato e amplo espaço pessoal são alguns dos detalhes projetados na Overture. Espera-se que a aeronave seja a primeira nave comercial com emissão zero de carbono, otimizada para funcionar com combustível 100% sustentável.
O Overture deve ser lançado em 2025 e os primeiros passageiros devem ser transportados até 2029.
Publicado em: 17/08/2022
Última atualização: 07/08/2025
1 comentários
