Relacionamento aberto: o que é?
As relações abertas estão cada vez mais comuns, mas será que funciona para você? Saiba tudo sobre o assunto e descubra!
Nos últimos anos a não-monogamia vem ganhando cada vez mais visibilidade. A prática de se envolver com mais de uma parceira emocionalmente e sexualmente vem se tornando popular entre os casais. Quem vê de fora pode achar estranho dividir o tempo, prazer e atenção com outra pessoa. Mas também há quem diga que o “relacionamento aberto” pode ser uma ótima forma de evitar a rotina e apimentar a relação. Mas será que você está preparado para viver essa experiência?
Saiba mais sobre esse modelo de relacionamento e descubra:
Longe de ser regra entre os animais, a monogamia é um conceito social que vem sendo desconstruído aos poucos. De acordo com as pesquisas, 50% dos homens e 30% das mulheres admitem terem traído o parceiro em algum momento. Outras novas pesquisas afirmam que as pessoas que estão em um relacionamento poliamoroso ou aberto, na verdade são mais felizes que os monogâmicos.
O termo “aberto” vem da ideia de algo sem obrigações ou amarras, o relacionamento “fechado” corresponde ao modelo tradicional. Mas, uma coisa é certa: para iniciar essa experiência é preciso conversar com a parceira e estar preparado para momentos desafiadores, diferentes e sem ciúmes.
Para muitos casais, o “amor livre” cria alternativas para relações paralelas, sem que isso seja visto como infidelidade. Não existe um padrão fixo com regras, cada casal define as condições para chegar em um consenso particular - devemos pontuar o diálogo e autoconhecimento.
Pontos que devem ser colocados em pauta (antes de iniciar um relacionamento aberto):
Quais níveis de envolvimento serão permitidos? A não exclusividade vale para qualquer momento, dia de semana, lugar ou haverá restrições? É apenas sexo? Ex-namorados, amigos e conhecidos em comum são vetados ou estão liberados? Vocês irão conversar abertamente sobre as aventuras ou manter segredo? Ambos devem estar 100% seguros daquilo que consideram saudável permitir ao outro e para si mesmo.
As vantagens de começar um relacionamento aberto podem ser tentadoras, afinal, você terá mais liberdade, cumplicidade, desejo sem culpa e ficará livre do fantasma da traição. Mas, caso a principal motivação seja uma tentativa de salvar o casamento ou namoro, pode se tornar um grande problema.
O mais importante de tudo! Saiba se impor, conheça seus limites e construa uma relação baseada em confiança. E aí, você está preparado, já viveu ou vive essa experiência? Conta pra gente nos comentários.
Publicado em: 26/09/2022
Última atualização: 07/08/2025
0 comentários