Porsche Cup na reta final de temporada
A Porsche Cup, maior evento monomarca de Gran Turismo da América Latina, chega a reta final de sua 18ª temporada.
Com muitas novidades, entre elas a estreia dos novíssimos Porsche 911 GT3 Cup da geração 992, o ano de 2022 tem sido muito emocionante. Os novos modelos de carros apresentados para este ano estão entre os mais modernos e velozes carros de competição do mundo, o que tornou as corridas ainda mais acirradas.
A temporada 2022 tem nove etapas programadas, sendo seis válidas pelo campeonato de Sprint (com rodadas duplas) e três pela Endurance Series (com os pilotos competindo em duplas ou trios, provas de 300 km a 500 km). Tanto a Carrera Cup quanto a Sprint Challenge continuam tendo sub campeonatos. Além do campeonato geral, os pilotos pontuam na classe Sport ou na classe Rookie. Aqui há uma novidade: diferentemente dos anos anteriores, os competidores da classe Rookie (antiga Trophy) não marcam pontos na classe Sport.
Reta final da temporada:
Após cinco etapas realizadas, a temporada 2022 chega em seus momentos decisivos, com mais quatro corridas pela frente. Nos dias 8 e 9 de outubro, os pilotos se reúnem em Goiânia, mesmo local da etapa seguinte, programada para o dia 16. Em novembro, mais precisamente nos dias 12 e 13, os pilotos competem no tradicional autódromo de Interlagos, em São Paulo. A temporada será finalizada no dia 3 de dezembro, também em São Paulo. Todas as etapas do campeonato contam com transmissão ao vivo através do canal da Porsche Cup no Youtube.
Entenda como funciona o sistema de pontuação da Porsche Cup:
O sistema de pontos segue igual ao dos últimos anos, com a vitória valendo 22 pontos nas corridas de grid definidas pelo quali e 20 nas provas de grid invertido nas classes Carrera Cup e Sprint Challenge. Já os sub campeonatos distribuem menos pontos, com a vitória valendo respectivamente 12 ou 10.

Confira aqui a classificação geral dos pilotos em cada categoria.
O mecanismo de inversão de grid nas primeiras quatro etapas segue o consagrado nas últimas temporadas. Após a cerimônia de pódio na primeira prova do fim de semana, o vencedor sorteia o número 6, 7 ou 8, determinando a respectiva virada do grid para a prova seguinte. Nas duas últimas etapas não há inversão de grid: acontecem dois treinos classificatórios e cada corrida do fim de semana rende ao vencedor a pontuação cheia (22 ou 12 pontos, conforme a classe).
O descarte dos dois piores resultados de cada carro após o término do campeonato segue valendo para não prejudicar um competidor, que seja obrigado a faltar a uma corrida, risco sempre presente em um cenário pós-pandêmico.No aspecto técnico o ano de 2022 vai possibilitar mais uma variável nos setups dos carros de corrida mais produzidos no planeta. A partir desse ano, além da rigidez das barras e das alturas das asas, os pilotos estão livres para determinar a calibragem dos pneus Michelin de seus carros.
Créditos: Porsche Carrera Cup/Divulgação
Publicado em: 27/09/2022
Última atualização: 07/08/2025
0 comentários