Como preparar a caipirinha perfeita
Apesar de parecer fácil de preparar, é comum ficar muito doce ou com bastante gelo. Para acertar no ponto, é importante escolher o limão correto, a cachaça de qualidade e a quantidade exata de açúcar. Quer saber mais? Veja nossas dicas para fazer a caipirinha perfeita:
Cortando o limão
A parte branca do miolo deve ser retirada do limão, ela é a responsável por deixar a bebida amarga - podendo ser bem desagradável. Use uma faca afiada e pequena para evitar o desperdício do suco da fruta.
Copo ideal
Escolher um copo no modelo baixo pode fazer toda a diferença no sabor da caipirinha. Ele evita o derretimento rápido do gelo tornando o drink aguado, ou o limão acabe azedando por ficar muito tempo parado.
Evite a coqueteleira
A caipirinha deve ser feita diretamente no copo, ao contrário dos outros drinks. Prepare com os gomos do limão virados para cima - assim será mais fácil na hora de macerar e impedir que o amargor da casca fique no coquetel.
Açúcar Na caipirinha tradicional, uma ou duas colheres de açúcar branco é o suficiente. Para quem deseja apostar na receita saudável, pode usar o orgânico ou demerara. Outra dica é fazer um xarope: 250 ml de água, 250g de açúcar e mexer até dissolver. Esperar esfriar e guardar na geladeira pelo período de um mês.
Descascar ou não?
Na verdade a casca não precisa ser retirada, o importante é o miolo. A parte branca do limão é o grande responsável pelo sabor amargo na caipirinha, lembre-se de retirar e aproveitar o suco da melhor forma.
Cachaça Invista nas cachaças transparentes. A ouro foi produzida para ser bebida pura, devido ao seu sabor mais forte. As pratas para serem usadas em drinks - aposte nas marcas de alta qualidade, isso irá ressaltar o sabor ainda mais.
Publicado em: 04/04/2023
Última atualização: 07/08/2025
1 comentários