Novembro Azul: um alerta a saúde
Apoie o Novembro Azul e ajude a salvar vidas. Cuidar da saúde também é coisa de macho!
O mês de novembro é marcado pelo Novembro Azul, uma campanha internacional que tem como objetivo alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estimam-se que surjam 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Ou seja, um em cada 9 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida. Na imagem que ilustra o blog, a maravilhosa Luana Schultz.
Evite fazer parte das estatísticas com as dicas abaixo:
O que é o Novembro Azul?
O Novembro Azul é um movimento que surgiu na Austrália, em 2003, e se espalhou pelo mundo para conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde e prevenção do câncer de próstata. A cor azul foi escolhida para representar a campanha, simbolizando a masculinidade.

Por que o câncer de próstata é um problema?
Perdendo apenas para o câncer de pele, o câncer de próstata é o mais comum entre os homens do mundo todo. Quando diagnosticada precocemente, as chances de cura são muito maiores. No entanto, muitos homens ainda resistem a fazer exames preventivos, como o exame de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico), devido ao medo e principalmente ao preconceito.

Sintomas e fatores de risco
Os sintomas do câncer de próstata podem incluir dificuldade em urinar, dor ou ardência ao urinar, dor óssea, entre outros. Além disso, alguns fatores de risco, como idade avançada e histórico familiar podem aumentar a probabilidade de desenvolver a doença. Por isso, é fundamental que os homens estejam cientes dos sintomas e fatores de risco, procurando ajuda médica se necessário.

Prevenção e diagnóstico precoce
A prevenção do câncer de próstata começa com a adoção de um estilo de vida saudável, que inclui uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. Além disso, a realização de exames preventivos é crucial. O exame de toque retal e o PSA são os principais métodos de diagnóstico precoce, e devem ser realizados regularmente, especialmente a partir dos 50 anos, ou mais cedo, em casos de fatores de risco.

Compartilhe essas informações e incentive seus amigos a fazerem o exame. Ajude a contribuir para a redução do câncer de próstata e diminuir a taxa de mortalidade por conta da doença. Não deixe que o medo ou o preconceito impeça você de cuidar da sua saúde.
Nossas Bellas da Semana que ilustram a matéria: Brenda Gondacki, Luísa Tomazio, Leise Bach, Laiane Pedroso, Mika Alquimim e Bárbara Steil.
Publicado em: 07/11/2023
Última atualização: 07/08/2025
3 comentários
