Huayra R Evo: o Pagani com 900 cavalos
Com apenas 1.060 kg, este superesportivo exclusivo para pistas pesa menos que um carro popular.

Inspirado nos protótipos de Le Mans, a Pagani anunciou seu novo superesportivo, considerado o mais potente de sua história. Exclusivo para pistas, o Huayra R Evo ostenta incríveis 900cv, 78,5 kgfm de torque e pesa pouco mais de 1.000 kg.
Alcançando 350 km/h, equipado com um motor de 888 cv e 78,5 kgfm de torque, capaz de girar até 9.200 RPM, o Huayra R Evo compartilha o mesmo motor do Huayra R. As modificações do Evo incluem um novo coletor de admissão, válvulas atualizadas e um sistema de escapamento de quatro saídas, além de um câmbio sequencial de seis velocidades, produzido pela HWA AG.
Os amortecedores e suspensões de duplo braço são fabricados em liga de alumínio. Para reduzir o peso, várias partes da carroceria são feitas de fibras de carbono, resultando em uma redução de peso impressionante.
De acordo com a ficha técnica, o Huayra R Evo é mais leve que um Fiat Argo, que pesa 1.150 kg. Suas dimensões são 5,18 metros de comprimento, 2,07 metros de largura, 1,16 metros de altura e uma distância entre eixos de 2,80 metros.
Um destaque importante é o aumento de 45% no downforce, mantendo o veículo firme no solo, e um aumento de 21% na eficiência aerodinâmica. Os engenheiros modificaram o para-choque dianteiro, que agora é 10 cm maior e possui uma “barbatana” central.
Sobre o interior do veículo, imagens ainda não foram divulgadas, mas sabe-se que os bancos são revestidos com materiais premium, possuem suporte lombar e apoios de cabeça em fibra de carbono, além de cintos de segurança de seis pontos.
A Pagani não revelou o número de unidades produzidas nem o valor, mas estima-se que o preço gire em torno de 2,5 milhões de euros, o equivalente a mais de R$13 milhões em conversão direta.
Publicado em: 19/02/2024
Última atualização: 07/08/2025
0 comentários