Gozar dormindo, é normal?
A polução noturna, também conhecida como "sonhos molhados", é um fenômeno que pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, independentemente da idade.

Teve aquela noite bem mal dormida, cheia de sonhos e acordou molhado? Se você acha que a polução noturna ocorre só quando somos adolescentes está enganado - tanto homens quanto mulheres em qualquer faixa etária podem gozar durante o sono. Descubra um pouco mais sobre o assunto, saiba como isso acontece e quando a polução noturna se torna motivo de preocupação.
O que é polução noturna?
A polução noturna ou emissão noturna, é a liberação de esperma de forma involuntária durante o sono. Nos homens é mais visível devido a excitação e presença do sêmen ao acordar, nas mulheres também ocorre mas com excesso de lubrificação e liberação da secreção vaginal.
Por que ejaculamos dormindo?
Ao contrário do que pensamos, os sonhos eróticos não são a única causa desse fenômeno. De acordo com o Centro Brasileiro de Urologia, a polução noturna pode ocorrer durante a fase REM do sono, a qual é a mais profunda. Durante essa fase, o corpo pode reagir a estímulos involuntários, tais como contrações musculares, movimentos oculares rápidos, atividade cerebral intensa e batimentos cardíacos acelerados.
Essa fase, que dura aproximadamente 20 minutos, pode incluir ereção e ejaculação. Isso é mais comum em jovens durante a puberdade, devido aos altos níveis de testosterona que aumentam a libido. Enquanto nas mulheres, a polução noturna pode estar acompanhada ou não de orgasmos, manifestando-se principalmente através de lubrificação excessiva.
Outras causas também são salientadas por especialistas sobre as causas do orgasmo noturno, que merecem uma atenção especial:
- Abstinência sexual prolongada
- Cansaço excessivo
- Falta de atividades
- Distúrbios hormonais
- Aperto do prepúcio durante o sono
Como tratar a polução noturna?
Não existe necessidade de tratamento, já que os motivos que causam a polução noturna são naturais do nosso corpo e não indicam disfunção sexual. É uma situação comum e involuntária onde muitas vezes a masturbação pode ajudar a liberar a tensão sexual acumulada (aqui falamos sobre todos os benefícios da masturbação). Isso não afetará em nada a sua experiência com o prazer.
Mas fique atento! Se a liberação de esperma durante o sono for recorrente e estiver prejudicando a sua qualidade de vida, recomendamos que procure um urologista para receber a orientação necessária.
Publicado em: 20/02/2024
Última atualização: 07/08/2025
1 comentários
