Overtraining

overtraining
As pessoas que praticam exercícios físicos, sem a orientação de um professor de Educação Física formado, estão se expondo ao perigo. Vários problemas podem surgir em decorrência disto ou ainda agravar problemas já existentes. É verificável em academias e lugares públicos para a prática esportiva, pessoas que estão praticando exercícios além das suas capacidades, ou seja, seu nível de aptidão física não está de acordo com a atividade. Entre os problemas mais comuns, podemos citar o over training, ou ainda strain, que nada mais é do que o super treinamento. Ao contrário do que as pessoas pesam, não é necessário muito exercício para um indivíduo apresentar um quadro de over training, principalmente os iniciantes, que pequenas doses de exercícios já são suficientes para depletar as condições físicas do indivíduo. Para ilustrar o over training, podemos dar um exemplo: um indivíduo que se condicionou dentro de um programa correto de treinamento, respeitando as suas condições físicas, para correr uma maratona, termina a prova em melhor condição do que um indivíduo sedentário que se propõem de uma hora para outra correr cinco quilômetros. Este sedentário irá sofrer muito mais os exageros do que o indivíduo que correu a maratona, pois um estava apto para o exercício mais extenuante e o outro não estava apto para um exercício aparentemente mais leve. O over training poderá ser detectado através de algumas evidências constatáveis, são elas: falta de apetite, perda de peso, diminuição do estado geral, dores articulares e musculares, aumento da frequência cardíaca, excitabilidade, problemas digestivos, irritabilidade, diminuição da capacidade de concentração, aumento da tensão arterial, angústia, hipoxia(redução constante da pressão de oxigênio no sangue), transtornos no metabolismo, tensão muscular geral, diminuição da coordenação motora, diarréia, insônia, lesões musculares constantes, lassidão, etc. Esses sintomas aparecem juntamente com a queda do rendimento nos exercícios, e é muito comum as pessoas acharem que estão caindo de produção por estarem mal condicionadas e então comente o erro absurdo de aumentar a carga de exercícios, agravando ainda mais o estado de over training. Com isso comprovamos mais uma vez a importância da orientação e na elaboração de um programa de exercícios físicos, pois, num caso de over training, ao invés de estarmos ganhando saúde através dos exercícios, muito pelo contrário, estamos depletando a nossa saúde.

Autor(a) : Flavio Sobierajski

Publicado em: 16/10/2017

Última atualização: 27/11/2017

0 comentários

Deixe seu comentário
Enviar

Sobre o Bella

O Bella da Semana é um portal que deixa você mais próximo do mundo das modelos através de fotografias e vídeos exclusivos, de alta qualidade e bom gosto. Você também encontra colunas sobre temas como saúde, esportes, moda, relacionamentos e erotismo.

Politica de Privacidade
Politica de Cancelamento

© 2001 - 2025. Bella Entretenimento Ltda CNPJ 04.410.756/0001-60. Todos os direitos reservados.

O Bella da Semana declara que todas as modelos do site tinham mais de 18 anos de idade no dia em que foram fotografadas. Ao entrar neste site, você jura que é maior de idade em sua área para visualizar material adulto e que deseja visualizá-lo.