Tríade do Sucesso
Muitas pessoas praticam exercícios físicos todos os dias. Muitas praticam de forma equivocada e muitas praticam somente uma das qualidades físicas que devem ser trabalhadas.
A maioria das pessoas pratica a famosa caminhada, sem saber se estão caminhando na intensidade correta e, algumas, após a caminhada, se esticam rapidamente chamando isso de alongamento.
O exercício físico deve conter a tríade do sucesso, que é formada pelos exercícios com pesos, aeróbios e de alongamento.
Os exercícios com pesos, conhecido como musculação, são exercícios de alta intensidade e curta duração, devendo-se trabalhar todos os grupos musculares na intensidade correta. Vale lembrar que os grupos musculares possuem tamanhos diferentes, portanto devem conter estímulos com intensidades diferentes. O peso deve ser compatível com o nível de força do praticante.
Os exercícios com pesos promovem o incremento da massa muscular e massa óssea, sendo excelente na prevenção e reversão da osteopenia e osteoporose. Auxilia ainda, na boa postura, promove o emagrecimento, pois aumenta o metabolismo basal, libera endorfinas, substancias responsáveis pela sensação de bem estar, sendo excelente no controle do estresse etc.
Os exercícios aeróbios são de baixa intensidade e longa duração. Podem ser realizados das mais diferentes formas como: caminhada, corrida, ciclismo e natação. A vestimenta leve e calçados adequados são fundamentais na caminhada, corrida e ciclismo. Assim como na musculação a intensidade do exercício deve estar de acordo com o condicionamento do praticante. Essa intensidade deve ser regulada pelos batimentos cardíacos que podem variar entre 60 a 80 porcento da frequência cardíaca máxima.
Os exercícios aeróbios promovem a melhora da condição cardiovascular, auxiliam no processo de emagrecimento, pois potencializam a utilização da gordura como fonte energética, também liberam endorfinas controlando o estresse etc.
Os exercícios de alongamento são exercícios relaxantes podendo ser realizados através de diversas técnicas. O nível de dificuldade dos exercícios deverá estar de acordo com o nível de alongamento do individuo, pois exigir posturas com grau de dificuldade elevado pode acarretar em lesões.
Os exercícios de alongamento revertem o encurtamento muscular, promovem o relaxamento e alivio de tensões, auxiliam na boa postura, facilitam os movimentos realizados no dia-a-dia, também liberam endorfinas etc.
Esses exercícios podem ser realizados isoladamente ou através de modalidades que englobem todos juntos. Recomendo a realização de forma isolada, pois quando são trabalhados juntos, dependendo da modalidade, alguns grupos musculares são mais estimulados do que os outros e/ou algumas dessas qualidades físicas são mais estimuladas que as outras.
Avaliações médica e física são fundamentais antes do programa de treinamento ser iniciado. Devem ser repetidas periodicamente para se verificar o quanto se está conseguindo incrementar as qualidades físicas trabalhadas na tríade do sucesso e os níveis de saúde.
Autor(a) : Flavio Sobierajski
Publicado em: 16/10/2017
Última atualização: 27/11/2017
0 comentários