Futebol Amigo?

futebol-amigo
Quem não gosta de uma vez por semana sair um pouco da rotina jogando aquele futebol "amigo"? Logo depois do jogo tomar aquela cervejinha gelada e comer uma carninha jogando conversa fora? Essa interação social envolvendo o esporte é muito saudável, mas apresenta riscos a saúde. Fazem parte das estatísticas deste futebolzinho lesões variadas, o temido infarto e a assustadora morte súbita. É só observar uma partida do pessoal do trabalho e verificar, facilmente, que os corpos não estão nada parecidos com os dos atletas. Na sua maioria são corpos bastante arredondados com muita gordura acumulada, sendo este, um fator importante de risco. Cinco minutos de jogo já são o suficiente para se observar que a maioria já está bastante ofegante, sendo esta, uma característica de individuo com baixo condicionamento físico. Neste caso especifico o individuo leva seu coração a um número de batimentos que este não está acostumado, mantendo esta frequência cardíaca elevada por no mínimo trinta minutos. Quando existe alguma aposta em jogo, como uma caixa de cerveja paga pela equipe perdedora, aí, mas do que nunca, o atleta esporádico extrapola ainda mais seus limites, aumentando, obviamente, os riscos. Músculos, articulações, tendões e ligamentos são submetidos a pressões, repetições de movimentos e movimentos explosivos, aos quais não estão habituados, ficando o indivíduo suscetível a lesões osteomusculares das mais variadas. No final da partida, que tinha o intuito de relaxamento, acaba com a maioria dos jogadores bastante estressada em função do mau desempenho próprio ou dos companheiros. Neste momento o corpo anseia por água, muita água, e recebe aquela enxurrada de cerveja. A alimentação que era pra ser leve a base de suco de frutas, frutas, alimentos leves, é substituída por aquela linguicinha e carninha gordurosa etc. Afinal, o futebolzinho é amigo ou inimigo? É amigo ou um risco para saúde? Aí vem a reclamação: pô, tão querendo até acabar com um dos meus poucos prazeres que é o meu futebolzinho semanal regado à gelada!! Acabar não, mas remodelá-lo seria o mais prudente. Ao invés de praticá-lo uma vez por semana, gerando uma sobrecarga no organismo que não está habituado, o correto seria frequentar uma academia pelo menos três vezes por semana para com isso melhorar o condicionamento físico, minimizando os riscos a saúde e incrementando sua performance na partida, sendo, inclusive, alvo de elogios dos demais participantes. Além destas vantagens isso promoveria a diminuição do sobrepeso, melhoraria os níveis de colesterol e triglicérides, controlaria a pressão arterial etc. Quanto a cervejinha com carninha após o jogo, ela poderá continuar, mas de forma mais inteligente. Logo apos o jogo tome bastante água, coma uma fruta, espere isto baixar um pouco e daí sim, tome uma cervejinha e coma uma carninha com moderação. Com isso você continua praticando seu futebolzinho, com menos riscos, melhor desempenho e sua saúde agradece! Mais amigo, não?

Autor(a) : Flavio Sobierajski

Publicado em: 16/10/2017

Última atualização: 27/11/2017

0 comentários

Deixe seu comentário
Enviar

Sobre o Bella

O Bella da Semana é um portal que deixa você mais próximo do mundo das modelos através de fotografias e vídeos exclusivos, de alta qualidade e bom gosto. Você também encontra colunas sobre temas como saúde, esportes, moda, relacionamentos e erotismo.

Politica de Privacidade
Politica de Cancelamento

© 2001 - 2025. Bella Entretenimento Ltda CNPJ 04.410.756/0001-60. Todos os direitos reservados.

O Bella da Semana declara que todas as modelos do site tinham mais de 18 anos de idade no dia em que foram fotografadas. Ao entrar neste site, você jura que é maior de idade em sua área para visualizar material adulto e que deseja visualizá-lo.