Práticas para estimular o cérebro

Assim como o nosso corpo, o cérebro também precisa ser exercitado. Alguns hábitos como alimentação, artes, música e treinos físicos podem impactar diretamente na saúde da mente. Mas com tantas funções no dia a dia, às vezes acabamos fazendo as coisas de modo automático. Por isso, preparamos uma lista com 7 hábitos para desenvolver um melhor raciocínio lógico, capacidade de concentração, memorização e ajudar na sua produtividade.
1 - Foco na alimentação
Nossa alimentação interfere diretamente nas capacidades mentais. 20% do açúcar que consumimos vai direto para o cérebro, então devemos ficar atentos. Fermentados com lactobacilos vivos, gorduras saudáveis como ômega 3, grão de bico, óleo de coco e frutas vermelhas são apenas alguns exemplos do que pode ser adicionado na sua dieta e dar um up no cérebro.
2 - Exercícios de raciocínio
As revistas de palavras cruzadas são um ótimo exercício para a mente, assim como jogar poker, xadrez ou Sudoku. Mas, caso você não goste de nenhum deles, existem diversos aplicativos para realizar atividades de raciocínio:
Match Up: exercita a memória visual e pensamento lógico.
Fit Brain: trabalha a concentração, atenção e disponibiliza exercícios matemáticos.
Quick Brain: ajuda na lógica e tem a possibilidade de jogar em dupla ou individualmente.
3 - Aprenda novos idiomas
Essa é uma ótima forma de desafiar o cérebro. Ao aprender uma nova língua ampliamos nosso vocabulário, memorizamos diversas informações, desenvolvemos novas habilidades como emitir sons e pronunciar palavras, atenção, raciocínio lógico e planejamento. Você pode começar por conta própria utilizando o aplicativo Duolingo por exemplo.
4 - Medite
A meditação traz diversos benefícios à saúde. Ela trabalha o desenvolvimento espiritual, respiração, controle das emoções e também a capacidade de concentração. Além disso, é um ótimo antídoto contra o estresse, que interfere gerando diversas doenças. Segundo alguns estudos, apenas 10 minutos por dia já é o suficiente para fortalecer as funções cognitivas.
5 - Escreva suas ideias
Assim como o hábito da leitura expande o conhecimento e mantém nosso cérebro em constante atividade, escrever as ideias em um papel faz você se conectar com novos pensamentos. Procure começar um diário de bordo para montar listas de tarefas, anotar objetivos e tudo aquilo que você considera importante.
6 - Saia do automático
Que tal fazer um novo caminho para o trabalho? Esse simples ato pode processar e integrar várias informações na sua mente, já que você terá novos desafios. Tente experimentar escrever com a mão esquerda ou direita, aguçar os sentidos vestindo as roupas com os olhos fechados e também, memorizar a lista do mercado.
7 - Durma bem
Nada como uma boa noite e sono e a sensação de corpo e mente descansada. Mas infelizmente com a rotina acelerada, nem sempre conseguimos dormir por 8 horas. Uma noite mal dormida pode afetar em até 30% a ansiedade, prejudicando também na tomada de decisões. É muito importante ter uma rotina relaxante na hora de dormir, então comece deixando o celular de lado uma hora antes de pegar no sono, assim como televisões e computadores. Colocar o telefone em outro cômodo e investir em um rádio-relógio pode ser uma ótima opção.
Autor(a) : Bella da Semana
Publicado em: 01/04/2024
Última atualização: 01/04/2024
1 comentários