Valor x Preço

valor-x-preco

Existe uma grande diferença entre preço e valor. Mas nem todo mundo sabe disso, ou ainda, nem todo mundo faz questão de lembrar disto! O preço está relacionado à quantidade que pagamos por algo, a quantia monetária que algo está relacionado, a troca direta. Mas o valor é bem diferente e é importante recordar isso!

Para calcular o valor de algo, nós precisamos saber o quanto e como aquilo foi planejado. O valor está muito ligado à concepção, à qualidade, ao conceito inicial. O valor pode ser calculado de maneira que algo bem simples valha muito, ou ainda algo mais complexo não tenha grandes valores. Para saber o valor de algo é preciso entender que uma cadeia de parâmetros está relacionada.

A sua família, por exemplo. Qual o valor que ela tem? Quais as memórias estão relacionadas a ela que a fazem ter tanto valor? Quanto amor envolve essa relação? O quanto seus pais investiram em você? Quantas noites não dormiram de preocupação com alguma doença, ou quando você era adolescente e saia com os amigos para uma festa? Quanto esforço seus pais fizeram para investir na sua graduação? É um valor muito alto que pagamos para ter uma família!

Agora pense na sua profissão, no seu trabalho. O quanto você investiu em tempo de estudo? Quanto pagou pela faculdade, ainda mais se foi você que pagou cada centavo da sua graduação, tendo que trabalhar para pagar seus estudos. E agora você está aí sentado, no seu local de trabalho pensando no que já investiu na sua carreira (ou não) para pensar no valor do seu trabalho, no preço que você cobra por ele. 

Então você consegue monetizar um trabalho, mas acha difícil colocar valores em sentimentos e relacionamentos? Será que o tempo e a intensidade não seriam parâmetros para construir valores? Quais os parâmetros que você está usando para avaliar suas relações: amorosas, amizades, como patrão, como funcionário? Então é justo só você analisar e o outro lado aceitar seus valores?

Quantos questionamentos! Quantas dúvidas geram os valores e suas relações nas nossas vidas. E quanta gente deixa pra trás relações construídas com valores fortes por algo momentâneo e “barato”, e aqui cabe o sentido literal desta palavra. Afinal barato é tudo aquilo que não tem muito valor, que custou pouco e pode durar pouco também. Porque barato é o oposto daquilo que foi feito para durar, para atender uma necessidade da forma correta. E habitualmente colocamos preço apenas nas coisas que adquirimos no supermercado! 

Autor(a) : Mariana Goulart

Publicado em: 01/06/2020

Última atualização: 31/05/2020

0 comentários

Deixe seu comentário
Enviar

Sobre o Bella

O Bella da Semana é um portal que deixa você mais próximo do mundo das modelos através de fotografias e vídeos exclusivos, de alta qualidade e bom gosto. Você também encontra colunas sobre temas como saúde, esportes, moda, relacionamentos e erotismo.

Politica de Privacidade
Politica de Cancelamento

© 2001 - 2025. Bella Entretenimento Ltda CNPJ 04.410.756/0001-60. Todos os direitos reservados.

O Bella da Semana declara que todas as modelos do site tinham mais de 18 anos de idade no dia em que foram fotografadas. Ao entrar neste site, você jura que é maior de idade em sua área para visualizar material adulto e que deseja visualizá-lo.