Vitória contagia

Depois de um ano de espera, finalmente as olimpíadas aconteceram. Os jogos que eram para 2020 foram adiados, mas não deixaram de acontecer! Aquele clima de torcer pelo país, adorar e idolatrar os atletas que passam anos treinando para apenas alguns segundos de prova. É uma onda de positividade, de patriotismo, de boas energias. E qualquer esporte é bem vindo, até aqueles criticados pelos pais, como o skate, acabam se tornando massificados e ganhando milhões de novos torcedores.
A competição é algo presente nas nossas vidas, fora do esporte, inclusive. Competimos por um lugar melhor na sala de aula, pela fila de espera de um evento, por uma vaga de empregou ou um cargo importante. A competição é como um combustível que nos carrega sempre para o próximo passo, para os próximos objetivos. Saber que precisamos aprender algo para se destacar é uma competição diária da vida, que nos empurra para alguns caminhos específicos, e muitas vezes, planejados, mas nem sempre alcançados.
A decepção é paralela à competição. Nada está mais ligado ao fato da vitória do que à própria derrota. Quantas pessoas fogem de lugares e de ações competitivas para não bater de frente com a derrota, com a decepção de não conseguir vencer. Há diversos sentimentos conectados com essa sensação de não atingir as metas, decepcionar quem está ao redor. Não são apenas atletas de ponta que precisam entender que a competição traz frustrações e angústias, mas todas as pessoas que almejam algo maior e buscam objetivos complexos.
Quantas pessoas se sentem derrotadas após anos estudando para um concurso, para um mestrado, e são massacradas nos resultados. Quantos atletas treinam anos para uma olimpíada e em alguns segundos perdem a competição. No caminho inverso tem a vitória, a glória da conquista, que pulveriza um sentimento incrível por tudo, aquela vontade de levantar e sair pra lutar, buscar uma conquista.
Quando um esporte ganha notoriedade, ganha medalhas, começa a ser praticado massivamente, com adeptos que antes nem conheciam ou se interessavam pela modalidade. Assim como as profissões, algumas delas ganham visibilidade pela necessidade dos novos tempos (como tecnologia, informática, saúde mental) e desabam a aparecer cursos e profissionais para disseminar informações para aqueles que querem aderir ao mercado de trabalho aquecido por novas necessidades e demandas.
A conquista traz uma vibração que é sentida e reverberada pelas pessoas que buscam inspiração, que precisam atingir algum objetivo. E assim surgem os mentores, os professores, as pessoas que repassam seu conhecimento para que outras atinjam um pódio. No esporte e na vida. Vamos aproveitar este momento, aproveitar a energia positiva que se instala por tudo e em todos, uma vontade de começar algo novo, ou até de finalizar algo parado. Vamos nos espelhar nesses ídolos reais, nas suas conquistas para buscar as nossas também. A vitória contagia!
Autor(a) : Mariana Goulart
Publicado em: 03/08/2021
Última atualização: 03/08/2021
0 comentários