Brasil, o país do senso de humor

Se tem uma coisa que o brasileiro tem, é senso de humor. Ele pode estar num buraco, cheio de problemas, mas está se divertindo com suas dores. Faz graça das desgraças, conta para todos seus problemas nas redes sociais, uma loucura! A maior prova disso é que os perfis de “memes” e afins estão crescendo demais, com conteúdo patrocinado e uma multidão de famosos adeptos e seguidores.
Você já deve ter notado que alguns influenciadores (de áreas como saúde, fitness, moda, comportamento) começaram a postar vídeos e fotos onde reproduzem memes e dancinhas dos aplicativos da moda, usando marido, esposa, filhos e todos ao seu redor. Passado aquele choque inicial dá lugar a um momento de estranheza e reflexão: até nas atividades monetizadas dos influenciadores (principalmente as mulheres) a gente se depara com o humor ácido das pessoas atrás de verificação, curtidas, compartilhamento.
Mas até que ponto as ações negativas e a auto humilhação são positivas no nosso dia a dia? Virou rotina assistir vídeos de desgraças, brigas, de posturas incorretas em diversos aspectos, como algo normal, banal, corriqueiro. E essa energia vibra forte, afinal as atitudes erradas das pessoas acabam virando diversão. Nos pegamos achando estranho as pessoas devolverem algo que você perdeu, cumprindo prazos de entregas, horários de reuniões e encontros. Atitudes que deveriam ser a postura geral das pessoas, e não algo raro!
Tem a parte boa: você começa a se achar normal, quando se depara com os famosos casais que você venera postando memes sobre aqueles aspectos chatinhos do cotidiano da casa. Coaches que também procrastinam suas tarefas, ídolos fitness que pisam na jaca com a dieta e o treino. Pronto, há normalidade na vida online.
A parte ruim é acreditar que você precisa normalizar os problemas. Às vezes chegamos a ficar preocupados com os problemas que alguns amigos virtuais postam diariamente e ficamos na expectativa de que eles nos tragam informações e resoluções destes casos! Não é uma loucura? E não é que vira assunto na vida off line? De repente você está conversando sobre os problemas que alguém publicou nas redes como você fala da novela com a sua namorada.
Acredito que seja mais um reflexo da vida pandêmica. Afinal, é preciso muita alegria (e distração) para passar por estes dias complicados que vivemos. É necessário apenas prestar atenção no exagero, no excesso, na falta de sensibilidade com os problemas alheios, pois nem todas as pessoas são adeptas desse mood engraçadinho que joga os problemas pra cima como confete. Não esqueça que compartilhar memes e conteúdos polêmicos pode te afastar de amigos e seguidores (como colegas e colaboradores profissionais) pelo seu posicionamento e falta de sensibilidade. Fica a reflexão.
Autor(a) : Mariana Goulart
Publicado em: 30/08/2021
Última atualização: 30/08/2021
0 comentários