Comunicação visual

É inegável o sucesso das figurinhas nos aplicativos de mensagens instantâneas, com imagens de atores famosos, vídeos corriqueiros do dia a dia e aquelas atitudes viscerais que no fundo gostaríamos de ter com algumas pessoas indesejáveis. Os memes estão mais que 100% presentes nas figurinhas, e as frases de efeitos sarcásticos, vingativos, irônicos e de auto piedade são puro sucesso!
Fato: nossa comunicação é praticamente visual hoje em dia. Nós já estávamos bem felizes com os emojis e os aplicativos que atualizam os emojis, quando chegaram os filtros temáticos com frases, lemas, temas que deixaram as postagens falarem por si. E então chegaram as figurinhas... E aí a conversa vira imagem, aquela imagem que às vezes vai de brincadeira, mas pra mandar o recado real!
As nossas redes sociais nunca foram tão visíveis e dinâmicas! Gostamos de vídeos, de fotos rápidas, de instantaneidade. As marcas entenderam isso e passaram a desenvolver comunicação visual focada para nós, os amantes das imagens e vídeos. A guerra entre os aplicativos poderosos vai dando lugar, a cada dia, a incansáveis novidades e atualizações. E quem não se enquadra nessa dinâmica feroz de novidades, acaba cansado e deprimido, sem imaginar que isso é uma loucura, uma insanidade. Mas temos que ter a certeza que a comunicação visual é um caminho sem volta, faz parte da nossa cultura atual, do momento que nos encontramos. Fotos sempre nos encantaram. Há mais de dois séculos as pessoas se apaixonaram pelas fotografias e a evolução das imagens só nos mostra que não vamos deixar esse amor para trás.
Existe uma expressão, nativa da língua alemã, que se chama zeitgeist e que significa a cultura de um tempo, a atmosfera cultural de uma determinada época, que norteia as atitudes e ações das pessoas envolvidas nesta cultura. Um exemplo? Em 2021 nos encontraremos na pandemia do covid, usando máscaras, trabalhando nos computadores das nossas casas, gerando informações simultâneas para qualquer lugar do mundo. Como consequência, tudo ao redor se modifica e gera tendências e produtos de consumo que mudam o nosso dia a dia de acordo com este zeitgeist atual. Se analisarmos um período de um século atrás, veremos que o zeitgeist daquele momento era outro, resultando em outra cultura, outra postura, outras ações.
Na semana passada vi um post sobre a chegada de novos emojis, entre eles emojis inclusivos e bem moderninhos! Algumas pessoas levam muito a sério a comunicação dos emojis. Você já prestou atenção que há vários tipos de emojis mandando beijo? Alguns com corações nos olhos, mostrando paixão, outros apenas um beijo e deu. As pessoas analisam os envios dos emojis de beijo para saber a intenção de quem enviou! Tem quem nem preste atenção nisso, e envie qualquer beijinho para qualquer pessoa.
Que a comunicação visual é uma realidade, já sabemos. Vamos nos adequar conforme demandamos, cada vez mais, a necessidade de nos expressarmos. Enquanto isso, deixamos de lado a escrita e a escuta, atrofiando nossas habilidades intelectuais, ao passo que melhoramos nossas habilidades criativas. Bom por um lado, bem ruim por outro...
Autor(a) : Mariana Goulart
Publicado em: 27/09/2021
Última atualização: 26/09/2021
0 comentários