Fim de ano, começam novas promessas!

Existem dois tipos de pessoas neste mundo: aquelas que acreditam na renovação do ano novo, na oportunidade de mudar algo e atingir novas metas; e aquelas que continuam seu fluxo na mesma energia, aceitando o que a vida entrega. Qual é o seu tipo?
Nem sempre a gente consegue parar e se posicionar, se não houver esse questionamento, já que a vida anda num automático quase sem freio. Um salve para todos aqueles que conseguiram parar e refletir sobre suas atitudes e mudanças nestes dois últimos anos, já que para a maioria foi apenas seguindo a boiada. Seria um luxo ter essa pausa de reflexão e autoconhecimento em tempos malucos como os atuais. Otimismo ou pessimismo? Depende do ângulo, e digamos que as duas atitudes têm sua importância, afinal a positividade tóxica muitas vezes é pior que o pessimismo leve e realista!
Seguro é aquele inflexível que não muda a rota e plano? Irresponsável é aquele que cede às tentações e se deixa levar pelo momento? Os dois perfis sofrem consequências. O inflexível é aquele chato, que a gente costuma desistir dele porque não cede a nada, não tira um dia pra bagunça, pra esquecer-se do mundo e se divertir. O irresponsável é aquele que se joga de cabeça e ainda te pede dinheiro pro Uber no final do domingo pra voltar pra casa, dizendo que nem fez ainda a apresentação de um projeto para segunda-feira de manhã.
Cadê o equilíbrio? O foco é capaz de ultrapassar o equilíbrio? Depende pra quem, certo? O foco nos leva a caminhos extraordinários, mas com a consciência de que muitas coisas ficarão para trás. Que a desordem também irá aparecer, pois precisamos fechar os olhos para situações que irão surgir e não sofrer em dizer não, em abdicar, não usufruir ou mesmo deixar o caos vir à tona para seguir no foco. O bom é ter em mente um planejamento, até para o caos, para o desequilíbrio. Iguais àquelas pessoas que curtem dietas e tiram uns dias que chamam de lixo (errado porque nenhuma comida é lixo!). Mas deu para entender, não é? Mas voltando a você: já fez a sua lista de metas para o próximo ano? Ou está seguindo a vida e deixando ela te levar? Você acredita que escrevendo e listando seus objetivos vai alcançá-los mais facilmente, ou pelo menos, ter um guia seguro para seguir? Segundo especialistas, ter objetivos e metas nos ajudam a não nos desviar de alguns caminhos que podem atrapalhar nossos resultados. Mas vamos convir que temos que ser fortes e resistir a muitas coisas que aparecem na nossa frente. Pode ser no trabalho, no relacionamento, na dieta, nos exercícios ou poupando para comprar e adquirir algo. Haja força! Uma mulher bonita que quer algo com você, um novo emprego tentador, trocar o carro por um novo modelo ao invés de salvar o aumento do salário para a entrada do apartamento novo. É tanta tentação!
O bom é planejar um desequilíbrio de vez em quando, reservar uma grana pra algo fora da lista de necessidades, para manter a sanidade mental. Porque os dois extremos são prejudiciais demais: viver com foco extremo e bitolado ou viver sem nenhum objetivo! E afasta quem tiver ao nosso redor.
Autor(a) : Mariana Goulart
Publicado em: 29/11/2021
Última atualização: 28/11/2021
0 comentários