Academia solo fértil apenas pra malhar?

Todos nós sabemos que quem vai pra academia está buscando por um corpo saudável e geralmente bonito. Mas será que atualmente a academia serve apenas para malhar o corpo?
Vocês já notaram, principalmente quem frequenta um centro de treinamento, como academia, box de crossfit entre outros, que este virou um espaço fértil de entretenimento e paquera? Será que ainda usamos a palavra “paquera”?
Em tempos de redes sociais e dinâmicas de primeiro ser amigo virtualmente e depois encontrar pessoalmente as pessoas, a academia é o melhor vínculo social à moda antiga que temos para nos apoiar. Antes as mulheres passavam horas no salão de beleza fofocando e os homens em mesas de pôquer, saunas e após alguns esportes como tênis nas mesas dos clubes conversando e bebendo algo. Com o passar dos anos, chegada das redes sociais e então pandemia, a moda é ir pra academia confraternizar e encontrar pessoas que estão na mesma “vibe” que você.
Na academia há vários grupos distintos: os marombeiros do estilo raiz, que vão pra malhar com algum parceiro que irá segurar a barra de supino, as meninas dos treinos da internet (Tik Tok e Instagram) que fazem uns malabarismos meio duvidosos, as novinhas depois da aula, os senhores mais sarados, os casais que querem perder peso juntos e economizam contratando um personal. Eu sei que na sua academia tem isso, na minha também. E claro que você vai lembrar de outros grupos, assim como eu lembro de vários, mas quis trazer os que mais se destacam.
Antes deixávamos de treinar camisetas velhas, de propaganda, bermudas fora de uso e somente às vezes comprávamos uma calça ou algo mais específico, como tênis, para malhar. Roupas especiais para malhar? Temos sim. Mas tem gente que exagera na mão. Faz do solo da academia uma passarela. E o que era para ser um look descontraído para o treino vira algo exagerado. Ultimamente até chapéus estilo “cata ovo” os homens estão usando na academia, combinados com meias altas e bermudas estilosas que passam longe de ser esportivas.
As mulheres são um caso à parte. Extremamente maquiadas, roupas curtíssimas e decotes exagerados, transparências nas calças. É claro que cada uma se veste como quer, a ideia aqui é apenas pontuar o que é adequado em relação ao exercício, ou seja, o que ajuda e o que é estético. Acaba acontecendo situações meio constrangedoras quando você está acompanhado, é um tal de virar a cabeça como se não tivesse vendo aquela menina com uma calça extremamente justa fazendo agachamento na sua frente.
Depois da pandemia, a maioria das academias aboliram o uso de toalhas e aderiram ao que chamam de toalha higiênica (um pano descartável para limpar os aparelhos após o uso). Então está liberado suas à vontade nos aparelhos e depois espirrar um monte de produto químico para limpar e a gente sentar na sequência. Tem o desfile dos tênis, dos glúteos, dos bíceps, dos carros na chegada, dos cílios postiços e das unhas decoradas. É uma loucura! Não é à toa que vários perfis de humor nas redes fazem piadas com o dia a dia da academia!
Com tantas peculiaridades, ainda vamos agradecer ao espaço da academia pelos encontros presenciais. Adoro encontrar meus amigos e amigas por lá, vou também com o marido e fico de olho para não pagar mico em nenhum destes quesitos que citei aqui. Mas a gente sempre escorrega em algo, não é? Em qual dos grupos você se encontra e quais dos micos você já pagou dentro da academia?
Autor(a) : Mariana Goulart
Publicado em: 22/01/2024
Última atualização: 06/03/2024
0 comentários