Quando o dinheiro direciona uma relação

Naquelas listas que fazem por aí sobre os maiores problemas de uma relação, deveria estar em primeiro lugar (ou em segundo após traição) a questão financeira. E não achem que é apenas pela falta de dinheiro, porque o excesso também pode ser problema em alguns aspectos. E tenho certeza que enquanto você está lendo isso, você já pensou em vários casais que tiveram este problema (ou até mesmo você!).
Com o excesso de acesso e também os trabalhos que muitas vezes se baseiam nas redes sociais, ficar se comparando com os outros é muito comum. Mais que entretenimento, a rede social virou o currículo das pessoas, onde ostentam rotinas poderosas que são resultado de jornadas vencedoras. Existe até um termo para isso: ditadura do sucesso. Afinal, quem não vai para esse caminho dourado dos mentores e “vencedores”, acaba se deslocando de rodas e conversas por aí.
Quando em um relacionamento a situação financeira de ambos é favorável, a relação pode ser maravilhosa. Viagens, conquistas, padrões de beleza atualizados. Tudo fica mais fácil. Talvez ocorram percalços normais entre o casal, mas que se contornam como a vida. Se ambos se conheceram neste estado atual, de abundância financeira, ainda que o relacionamento acabe, o fator financeiro pode não ser nem de perto o motivo.
Mas quando a situação muda, onde apenas um está em ascensão, ou declínio da situação financeira, ser o suporte do outro seria o adequado. Alguns casais conseguem, com muita parceria, tomar as rédeas da situação e resolver juntos. Há casos onde aquele que começa a ganhar mais se deslumbra e torna-se exibido, esbanjador e deixa o outro para trás para viver seu novo mundo, esquecendo o que passaram juntos nos momentos de dificuldade.
Quem perde igualmente, se une e dá as mãos para buscar uma solução. Talvez um momento de escassez seja tão difícil, que não é superado e o casal se desfaz, cada um busca sua solução. Às vezes há vergonha no processo de perder tudo, se não encarar o outro de cabeça erguida. A convivência se torna amarga, as palavras ácidas e há muita dificuldade em retroceder no estilo e padrão de vida um dia desfrutado.
Os novos casais então se unem por afinidade, em um novo momento, uma nova postura, um novo ciclo social. Forte é quem aguenta a crise ou a bonança de mãos dadas. A tentação de um novo momento, cercados de pessoas bonitas, charmosas e bem vividas tem um apelo (e um imã) muito grande na vida das pessoas, principalmente aquelas que vivem tudo isso pela primeira vez e acabam não tendo maturidade, durante este momento, para identificar que tal situação é quase um teste. Lá na frente, no momento em que se faz um balanço, tem-se a certeza de que no fundo, as pessoas não mudam a sua essência. Elas se transformam de acordo com o meio e a situação...
Autor(a) : Mariana Goulart
Publicado em: 15/04/2024
Última atualização: 16/04/2024
0 comentários