Censura parcial

Se tem um assunto quente no momento é a censura. Nem parece que estamos no século das informações digitais e inteligência artificial para falar de algo que acontecia praticamente no século passado! Mas aqui o assunto censura não é sobre a ordem do país, e sim da sua vida. Você tem sido censurado por alguém?
Ganhamos liberdade no ambiente digital. Nossas redes sociais estão repletas de desabafos, de pessoas que se filmam chorando, mulheres que dizem quando estão com TPM, pessoas com problemas na família, que foram roubadas, pedidos de vaquinha para ajudar em algo. Tem de tudo, um verdadeiro confessionário público! A moeda atual se torna um comentário em um ambiente virtual, que ganha corpo e vai crescendo e aumentando a discussão, seja ela de qualquer natureza, de amor ou ódio, afinal as pessoas simplesmente acham que estão com um escudo por estarem postando de um celular sem estar cara a cara com os criticados.
Na sua vida pessoal, como a censura funciona? Você tem sido censurado em seus relacionamentos? Ou então é você quem censura no relacionamento? Você censura as pessoas no ambiente digital achando que elas não poderiam estar falando o que querem e dando palestrinhas o tempo todo, mas não deixa ninguém te censurar, nos relacionamentos pessoais, amorosos e familiares? Ou talvez aquele chefe (ou líder?) que censura os funcionários em suas atitudes e por trás faz pior que qualquer um deles que foi censurado?
Vocês já notaram que a censura tem um limiar optativo? Desde que somos crianças nossos pais relevam algo para um irmão e prendem mais o outro. Na escola alguns alunos recebem broncas homéricas e outros que mal olham para o lado já são convidados a se retirar da sala. No trabalho sempre tem quem é censurado pela roupa que usa, pelos palavrões que solta no dia a dia, pela forma que come.
O principal é que devemos lembrar que censura é crítica. E crítica depreciativa. Censurar não é apenas bloquear alguém em algum ambiente presencial ou digital, mas é igualmente criticar pelas costas, promover movimentos negativos em torno de alguém e de suas atitudes. É também difamar alguém pelas costas, achando-se no direito e também se achando melhor que as outras pessoas. A censura pode ser moral, política, estética, religiosa. Notar e indicar defeito em algo ou alguém, criticar. Inclusive isso está no dicionário se você procurar pela palavra censura.
As pessoas mais velhas têm um ditado que cabe aqui: um peso, duas medidas. Ou seja, você escolhe o valor que quer dar a algo, o que for melhor pra você. A censura está atrelada a estes valores. Ela atende a um lado. Agora, se você tem reclamado da censura que anda rolando por aí atualmente, censure-se também nas suas ações diárias, nos seus relacionamentos, seja seu próprio juiz, veja quais das suas atitudes estão descompensadas, quais das suas medidas têm peso pessoal. É inadmissível censurar a todos sem olhar pra si mesmo...
Autor(a) : Mariana Goulart
Publicado em: 09/09/2024
Última atualização: 09/09/2024
0 comentários