O consumo pós-epidemia

Enraizados nas salas das nossas casas ou pouco saindo de carro no trajeto até o trabalho ou supermercado, o consumo decaiu.
Podemos citar vários motivos pelos quais estamos estagnados no consumo, como a necessidade de economizar, o fato de não precisar sair de casa e principalmente por não estar em contato com as vitrines.
Talvez possamos nos deparar com o uso das nossas peças mais confortáveis, e até nos questionando sobre a necessidade de aquisição de novas peças. Mas parece que muita coisa ficou de lado nesse período. Vocês já pensaram na quantidade de roupas que estavam em fase de lançamento para o outono e inverno que seguem paradas e estagnadas nas marcas e lojas? Os negócios online despontaram, primeiramente em serviços de primeira necessidade, como alimentação e higiene. Porém, como as marcas estão seduzindo seus consumidores, com descontos e mimos fora do comum, e tem gente aproveitando para adquirir novas peças.
Certo? Errado? Por enquanto ainda não sabemos. O que nos resta é ter uma boa dose de inteligência para comprar o que for realmente necessário, e isso pode incluir roupas de alta necessidade, como por exemplo, um moletom e meias confortáveis. Itens de home wear, como pijamas e camisetas básicas nunca fora tão necessárias. E quem imaginaria que seriam...
O movimento de slow fashion, que tem sido significativo e vem crescendo a cada ano, ensina aos consumidores que comprar menos, mas com mais qualidade é um grande diferencial. Apostar em acabamento, qualidade têxtil e de modelagem garantem peças em ótimo estado por mais tempo. Se você já estava vivendo esse momento, pode estar mais tranquilo agora, usando diariamente suas peças básicas e de alta qualidade que durarão por muitas lavagens ainda.
Se for optar por adquirir novas roupas e acessórios, dê preferência por peças tradicionais e com o menos possível de elementos de tendência de moda. Por quê? Não sabemos ainda quando estaremos de volta às nossas vidas (e compras) normais, então vamos investir em algo atemporal, sem vestígios de tendências e tempo. Aposte também no comércio virtual, as vantagens têm sido atraentes, lembrando sempre de checar tamanho e cores antes de fechar a compra.
Dizem que se nós não voltarmos a consumir, de alguma maneira, as marcas que amamos vão perder sua força, e algumas, infelizmente irão desaparecer. Um misto de incerteza e receio, de fazer compras em um tempo tão incerto, mas que nos faz questionar o ciclo do consumo e analisá-lo em outros ângulos. Será que estamos preparados para viver um grande choque de realidade?
Autor(a) : Mariana Goulart
Publicado em: 27/04/2020
Última atualização: 27/04/2020
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