Moda com propósito

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É bem comum pensarmos que a moda sustentável e com propósito não tem muito apelo estético, que cai naquele buraco negro das roupas ecológicas sem estilo. Estamos num novo momento e a moda está cada vez mais ligada à sustentabilidade e buscando conceitos sólidos para que as marcas tenham orgulho de suas trajetórias.

Os consumidores, com acesso pleno a informação, estão de olho nas marcas e cobram postura e responsabilidade social antes de investir seu dinheiro. Na verdade, os consumidores partem da ideia de investir numa peça de boa qualidade, que atenda a seus conceitos e ideais, sem desperdiçar uma quantia em moda descartável e com o processo de produção vergonhoso. 

O espaço das nossas casas se reduziu, nossos guarda-roupas ficaram compactos. Temos menos espaço para guardar nossas roupas. O momento pede inteligência para comprar, buscando combinar peças e otimizando a produção e os looks. Hora de buscar marcas que apostam na qualidade, garantindo suas roupas por muito tempo. Atualmente, muitas marcas de moda masculina já nascem com o conceito da qualidade, da durabilidade, da modelagem premium, focando no tempo de uso e na atemporalidade da peça.  

Há uma tendência na moda masculina que surgiu dessa necessidade, de conectar funcionalidade e tecnologia, mas pensando muito no meio ambiente, evitando materiais sintéticos, tintas que causem impactos ambientais, sem excessos e desperdícios. A Techwear tem todas essas características e outras ainda mais gritantes: funções que fazem diferença no dia a dia.  Aqui podemos entender a conexão da tecnologia com o design funcional, no qual a roupa, além da estética, traz benefícios durante o uso. 

Geralmente as peças com esse apelo tecnológico estavam mais ligadas às roupas de esporte, com tendências que passariam longe de um look corporativo. Mas a realidade mudou, e a moda tecnológica trouxe soluções reais: ternos alinhados com tecidos à prova d’água, casacos elegantes com funções cognitivas que ligam dispositivos e ainda impermeáveis, mochilas para computadores com diversos atributos tecnológicos e funcionais. 

Até mesmo a parte da responsabilidade ambiental anda lado a lado com a tecnologia. Fibras feitas a partir da reciclagem de garrafas pets, solados e outras estruturas de tênis de alta performance feitos de plástico retirado do oceano, que além de reciclar a matéria descartada corretamente, contribui para a limpeza do meio ambiente. Pense em marcas como Adidas e Nike entre os destaques que já estão no mercado à venda! 

Outro erro é pensar que estas oportunidades são exclusivas de marcas consideradas premium. Grandes atacadistas, varejistas e lojas de departamento já têm em suas araras peças fabricadas com algodão orgânico, produzidos com processos certificados e de grande impacto para a comunidade mundial, relacionando produção honesta e sem trabalho escravo. Ponto positivo para as lojas e marcas, que conseguem abocanhar o cliente que busca por moda com propósito, ou ainda, moda limpa. 

Como a moda vive da cópia e da reprodução, vamos nos preparar para que esta onda se multiplique e se espalhe. Quando um grande número de consumidores começa a cobrar postura das marcas, muitas outras se ajustam de maneira voluntária e preparam-se para este tipo de consumidor, mais informado e exigente. Pesquisar antes de comprar não quer dizer simplesmente ficar navegando por dias em sites e fazendo listas imensas, mas também na hora da compra buscar nas etiquetas técnicas e informações o que a marca disponibiliza sobre o material usado, produção, sustentabilidade e responsabilidade ambiental e social. Se as marcas que você consome ainda não se prepararam para este momento, cobre delas!

Autor(a) : Mariana Goulart

Publicado em: 20/07/2020

Última atualização: 19/07/2020

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