A máscara virou um artigo de moda?

Em tempo de pandemia, como você encara a máscara de proteção facial? Aquela feita geralmente de tecido e usada para cobrir o nariz e a boca, que da noite para o dia virou item obrigatório para a circulação das pessoas em todos os lugares. Parece uma simples descrição, mas a verdade é que a máscara virou muito mais do um dispositivo de proteção, a máscara ganhou status de artigo de moda.
Mesmo que algumas pessoas encarem a máscara como apenas um item de proteção, a grande maioria das pessoas tem apostado nas máscaras com algum diferencial, nem que seja estético! Materiais especiais, estampas que vão das mais básicas às mais divertidas, formatos inusitados e até máscaras com preços de jóias!
Inicialmente o foco eram as máscaras com duplas e triplas camadas, feitas em algodão e com elásticos pra lá de simples. Passamos alguns meses, o design das máscaras evolui ao ponto de virar um acessório, podendo ser combinada com a roupa e ganhar complementos, como botões de fixação e extensores para o alívio do uso contínuo do elástico.
Algumas profissões, principalmente da saúde, como enfermeiros, médicos cirurgiões e dentistas, sempre tiveram a máscara como parceira de trabalho. Mas a máscara se tornou uma realidade para todas as profissões, então materiais e formatos ganharam atenção para um melhor desempenho. Para a prática de esporte, a tecnologia têxtil entrou em ação, e tecidos mais inteligentes ganharam valor. Apareceram as máscaras de neoprene, lycra e poliamida sem costura, com promessa de conforto e respirabilidade.
As marcas esportivas lançaram versões diferenciadas, com cortes anatômicos e a promessa de proteção e performance. As marcas de luxo igualmente trouxeram ao mercado versões de couro, com monogramas e caixas imponentes, para fazer jus ao seu mix de produtos. O fator diferencial entrou na pesquisa dos designers, versões feitas em impressoras 3D têm sido um sucesso, onde as máscaras são feitas em modelos planos, como um papel, e depois moldadas no formato do rosto. A vantagem além das cores incríveis e a estética futurista? Não precisam de lavagem, apenas de uma limpeza com álcool a cada duas horas, podendo usar a mesma máscara durante todo o dia!
As estampas e as cores são os parâmetros mais envolvidos na escolha das máscaras. Camufladas, cores neon, com estampas de rosto, neutras e cor de pele. Enquanto alguns adoram usar um acessório fashion, outros buscam discrição. Destaque ainda para os materiais como tricô, paetês, bioplástico e outras versões feitas de reaproveitamento de roupas, como jeans.
Os formatos das máscaras são destaque também. Além do modelo tradicional quadrado, máscaras mais anatômicas e confortáveis destacaram-se. Modelos em estilo lenço, que se alongam no pescoço, alguns com aberturas para canudos e até mesmo máscaras com a região da boca feita em material transparente para auxiliar as pessoas com deficiências auditivas transmutam a estética para uma nova função.
Ainda não sabemos até quando vamos usar as máscaras em tempo integral. Por mais que ela tenha um papel fundamental na proteção contra o Covid-19, não podemos negar seu papel estético e sua influência no nosso vestuário e habitualmente nos deparamos escolhendo as máscaras pela sua estampa e cor. A máscara a cada dia ganha mais status de moda e causa desejo a muitas pessoas, já que se tornou uma necessidade para que todos voltem à vida aos poucos normalmente.
Autor(a) : Mariana Goulart
Publicado em: 12/10/2020
Última atualização: 11/10/2020
0 comentários