Pirâmide do Estilo

Existe uma expressão na moda masculina que agrupa alguns dos elementos principais nos quais os homens devem prestar atenção para compor os seus looks e montar seu guarda-roupa. A chamada Pirâmide de Estilo tem a função de orientar alguns aspectos da estrutura da roupa e dos acessórios.
Atualmente não é uma forma tão comum de pontuar um estilo e uma peça, já que as opções existentes são diversas e acabam deixando um pouco de lado essas informações clássicas da Pirâmide de Estilo.
Fit (caimento), Fashion (estilo) e Fabric (tecido) são as três principais informações da Pirâmide de Estilo. Parece pouca informação, mas vamos conversar um pouco sobre cada uma e entender a sua importância na moda e elegância masculina.
Fit – caimento
O caimento de uma roupa é algo fundamental. A maneira que a roupa se comporta e se parece no seu corpo é o caimento. Quantas vezes nos sentimos bem com uma roupa que veste “como uma luva” no nosso corpo! O contrário também acontece, quando o caimento da roupa não é bom e consequentemente não nos favorece. Um blazer é feito e pensando em toda a sua construção, com diversas etapas. Igualmente uma sunga é desenvolvida pensando na melhor modelagem.
O caimento da roupa está ligado à sua modelagem. A roupa é feita de medidas e proporções do nosso corpo que são planejadas em um molde executado para comportar nossas medidas. Acontece que a modelagem quase sempre é padronizada, e em algumas pessoas ela não funciona. Por isso que as roupas feitas por alfaiates e ateliês sob medida têm um caimento perfeito, já que são feitas com as medidas exatas de uma pessoa.
O corte da peça vem após a modelagem e deve obedecer algumas normas, como o fio do tecido, que é o local onde o molde deve ser encaixado para o corte. Costuras fora do lugar, peças que vão se contorcendo no nosso corpo e outros problemas da roupa são causados por este encaixe de corte. Prejudica o caimento, e claro, a sua aparência.
A modelagem confere caimento correto na roupa e ajuda a evidenciar ou camuflar nossas formas físicas. Os truques de estilo dependem do caimento, assim como golas, punhos, barras e fluidez das peças também. Usar o tamanho correto é extremamente importante para um bom caimento da roupa, que não deve nem estar muito larga, nem muito apertada no corpo.
Fashion – estilo
Chamamos de estilo toda a aparência da roupa, como cores, forma, aviamentos. O design da roupa e sua função também devem contar muito, já que a forma da peça deve atender adequadamente à função na qual se destina (uniformes, roupas esportivas, trajes de festa).
O estilo da roupa está ligado a sua construção e detalhes de caimento e qualidade devem estar conectados a este item obrigatoriamente. Botões, zíperes, golas, bolsos, barras. Todos estes itens compõem o estilo de uma roupa, e se diferenciam em suas propostas, peças esportivas têm bolsos diferentes das peças usadas no vestuário corporativo, por exemplo. O zíper de uma jaqueta social será diferente do zíper de uma jaqueta casual.
Fabric – tecido
Se tem algo fundamental em uma roupa, é o tecido. Responsável por nortear o padrão da peça (como o valor), a modelagem (cada tecido é adequado para um caimento específico) e também o estilo, o tecido dará qualidade ao resultado final, tendo o poder de atração.
Cada tipo de tecido é adequado e indicado para um modelo de roupa e também para determinado caimento. Assim como há tecidos que são mais usados no calor, e outros no frio. A tecnologia na área têxtil avançou bastante nos últimos anos, conferindo aos tecidos mais que estruturas, mais funções e performance.
Um tecido de boa qualidade e adequado à estrutura da roupa tem um grande papel. Tecidos inadequados, de baixa qualidade transformam peças (como camisas e calças sociais) em verdadeiros desastres. A consequência é um visual desleixado. Sempre que puder invista na qualidade e escolha bons tecidos. Costumam custar mais caro, mas duram mais e tem uma aparência muito melhor!
As etiquetas técnicas que estão localizadas dentro das roupas obrigatoriamente devem conter a composição do tecido. É importante conferir esta etiqueta na hora de dúvidas quando for comprar suas roupas, assegurando assim a qualidade do tecido.
Autor(a) : Mariana Goulart
Publicado em: 07/12/2020
Última atualização: 06/12/2020
0 comentários