Moda masculina no verão

Quem disse que o calor é o principal problema para se vestir bem? Talvez as escolhas feitas não ajudem muito e por isso hoje vamos falar sobre isso? Afinal, vivemos em um país tropical e com cidades que chegam a mais de 40 graus no verão.
Sair para trabalhar com uma roupa elaborada, para o escritório e reuniões por aí, não é nada agradável. Ainda que o ar condicionado seja obrigatório na questão de se manter bem arrumado durante o dia, escolher peças corretas também é muito importante.
Em primeiro lugar precisamos falar de tecidos, pois eles estarão em contato direto com a pele. Tecidos que bloqueiam o suor podem ser caóticos no verão! Tecidos como nylon e poliéster, que são sintéticos e se não tiverem tratamento especial para oferecer conforto térmico e respirabilidade para a pele, podem ser um caos nos dias de calor intenso. Então se você não tem o hábito de olhar a etiqueta de composição interna das roupas, peça uma ajuda na loja para o vendedor. Prefira tecidos naturais, como algodão, linho, cânhamo ou então os tecidos chamados artificiais,como viscose, rayon e liocel, que misturam fibras naturais e sintéticas, mas garantem mais conforto e respirabilidade.
E ao contrário do que a maioria pensa, o tecido influência e a modelagem mais ainda! Roupas amplas são muito melhores para o calor. As peças mais ajustadas, devido ao contato direto com a pele, nos fazem transpirar mais. Tecidos leves naturais e modelagens mais amplas em bermudas, calças de alfaiataria, camisas de manga curta e outras peças mais elaboradas podem dar um help no calor! E não estamos falando de roupas enormes e desconfiguradas, e sim de uma modelagem mais moderna e minimalista que não fica colada ao corpo.
Para um bom equilíbrio, vale apostar em calças de cintura mais alta, mais larguinha com regata de boa qualidade. Bermudas mais curtas de alfaiataria com camisa de manga curta aberta e regata básica por baixo, bermuda cargo mais ampla com camisa levinha e larga de tecido de algodão. Sem muita mistério, mas com conforto e sem tecidos pesados e peças justas. A atenção é necessária na escolha e uso das regatas: se for para a academia, estão liberados vários modelos e cortes. Mas para sair a regata precisa ser um complemento, e não a peça principal, ainda que de bem acabada.
Para aquelas que precisam usar terno (conjunto de calça e blazer) para trabalhar, a dica é escolher tecidos mistos e de cores mais claras. Camisetas lisas e básicas feitas com algodão premium e cores neutras são boas opções para usar por baixo do blazer. Capriche nos complementos (como cintos e relógios) e sapatos estilo mocassim com meias sapatilhas (aquelas que não aparecem para fora do sapato). A camisa modelo box, mais larga e curta, com mangas curtas é uma boa alternativa para looks menos formais em ambientes de trabalho que não necessitem de vestuários tão formais. Assim como bermudas e jeans leves e sem rasgos.
A aposta então é em tecidos mais leves e naturais, modelagens amplas e cores claras. Se for investir em peças modernas, camisetas mais largas e curtas, bermudas de alfaiataria e calças amplas estilo pijama estão em alta e podem ser bem versáteis nos dias mais quentes.
Autor(a) : Mariana Goulart
Publicado em: 18/12/2023
Última atualização: 06/03/2024
0 comentários