Texturas na moda masculina

A moda masculina é adepta dos tecidos com texturas mais sutis. Porém nos últimos anos, o mercado masculino ganhou notoriedade e mais importância na vida dos homens, principalmente pelo fato da internet proporcionar um caminho fértil para conhecer e explorar melhor as tendências e também um ótimo ambiente para compras.
As texturas dos tecidos criam padrões que os diferenciam e os deixam em evidência. Tanto as texturas feitas na fabricação do tecido quanto as texturas feitas diretamente nas peças de roupas prontas, o resultado faz quase o papel de uma estampa! Os trabalhos manuais também apareceram de uma forma mais moderna nas roupas dos homens, como macramê e crochê em alguns detalhes e peças. A valorização das técnicas manuais está em alta.
Muitas das camisas masculinas clássicas são fabricadas em tecidos que chamamos maquinetados, que seria um tecido que passou por um processo mecânico durante sua tecelagem para criar um padrão ou design específico na superfície que resulta em desenhos, texturas e figuras geométricas que se repetem ao longo do tecido. Alguns ganham fios de cores e gramaturas diferentes para se destacar. E estamos falando de camisas tradicionais, gravatas e ternos, ou seja, a vestimenta tradicional masculina. Mas atualmente as texturas aparecem muito mais e saem do básico, ganhando estilo e diferencial.
As camisas e blusas de linha, como os tricôs, por sua estrutura, já têm textura marcada. Tranças e pontos ganham mais destaque e até cores. Uma textura que se sobressai bastante na moda masculina é o canelado, que passeia por todos os estilos e peças. Desde o básico, o fashion e também está no tradicional, mostrando que o canelado é um elemento presente na moda masculina em camisas estilo bowling até camisetas mais modernas.
Os tecidos naturais, como linho e algodão têm textura aparente em algumas versões, e além de confortáveis, propiciam peças de boa qualidade e atemporais. O linho puro de camisas, que oscilam entre os cortes mais clássicos até os mais oversized, tem uma textura mais rústica, amassando mais e dando personalidade à peça. A própria camiseta em algodão de alta qualidade possui a textura de malha, conferindo um toque mais macio para a peça.
Nos dias de frio, o veludo ainda dá um tom importante à moda masculina. Ainda que não amado por todos, o veludo cotelê, aquele que cria listras mais evidentes no comprimento do tecido, é comum em blazers e calças. O veludo italiano, aquele mais brilhoso e macio, é comum em costumes de gala, como smoking e ternos de cores neutras, como preto, azul marinho e cinza. Porém ultimamente tem uma pegada mais moderna e surgiu em jaquetas e peças casuais, em cores vibrantes como verde. A textura do veludo é macia e bem aparente, por isso divide opiniões.
Para aqueles que não querem texturas, canelados e trabalhos manuais muito evidentes, os tecidos mais rústicos são capazes de trazer ótimas texturas para a produção. Inclusive usados em camadas combinadas em tons de degradê, como bege, off White, marrons e tons terrosos. E prepare-se para o verão apostando em texturas leves e presentes, em blusas e camisas tricotadas de manga curta. Será um ponto alto da próxima estação!
Autor(a) : Mariana Goulart
Publicado em: 02/09/2024
Última atualização: 02/09/2024
0 comentários